terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bruno Oliveira

Bruno Oliveira compõe o quinteto Terreiro de Jesus, criado em 2002. O traço expressivo deste grupo dá-se pela concepção de pontos de Candomblé da nação Ketu como temas para livre improvisação, em outras palavras: Jazz sobre "Standards" afro Brasileiros, uma vertente única e inexplorada. A partir desta idéia, o músico estende seu trabalho sobre a megalópole paulistana -Brasil, sempre imprimindo o seu estilo inconfundível em diversas formações, e abrangendo um repertório que percorre caminhos ancestrais e futuristas; seja na interpretação da vasta música Brasileira, ou de clássicos da música de cinema, e do Caribe. Em constante transição, atualmente desenvolvem um trabalho voltado para as conexões poli-rítmicas entre o samba de roda, a capoeira angola e os cânticos da santeria cubana; estabelecendo desta forma, uma espinha dorsal entre culturas de raízes africanas desenvolvidas nas Américas a partir do séc. XVI. Um novo conceito de união modal entre expressões americanas, acima e abaixo da linha do equador.





Mais informações sobre o músico:
http://www.myspace.com/trespancadas telefones: 071-8850:9545

Carina Pereira


Bacharel em Dança e licenciada em Artes com habilitação em Dança pela UFV-MG. Atual aluna especial do mestrado em Artes da Unicamp-SP. Atua como professora, intérprete-criadora em Dança e como coordenadora do Projeto Guri, posto da cidade de Sumaré-SP.



2008 – 2008 Artigo. Pereira, C. A. S. Mesquita, T. C. M. A técnica em dança contemporânea: Um olhar funcional sobre as linguagens corporais de composição que se utilizam de objetos cênicos 2008 Seminário de Dança do 26º Festival de Dança de Joinville.

2006 – 2007 Monografia. Pereira, C. A. S. Arte e cidadania nos Projetos Sociais: reflexões de uma prática em construção.2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Viçosa. Orientador(a): Laura Pronsato.

2006 – 2006 Oficina. Pereira, C. A. S. Poética Através da Dança. 2006. XV Simpósio de Iniciação Científica. Universidade Federal de Viçosa.

2005 – 2005 Oficina. Pereira, C. A. S. Poética Através da Dança. 2006. 8º EMEL( Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras) Universidade Federal de Viçosa.


2007 – 2008 Vínculo: docente, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 1,5). Aulas de Dança de Salão na Associação de bairros do Jardim Amazonas – CECOJAM - Campinas, São Paulo, Brasil.

2008 – 2008 Vínculo: docente, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 2). Aulas de Dança de Salão na academia de Capoeira Cordão de Ouro, Campinas, São Paulo, Brasil.

2007 – 2008 Vínculo: docente, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 4). Aulas de Balé Clássico e Jazz na academia Skip, Sumaré, São Paulo, Brasil.

2006 – 2006 Vínculo: docente, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 2, total: 30h semestrais). Aulas de Dança de Salão na academia Via Campus Club, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

2006 – 2007 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 3, total: 42h semestrais). Aulas de Dança de Salão no Curso de Extensão na Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil.

2006 – 2006 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 3, total: 42h semestrais). Aulas de Dança de Salão no Curso de Extensão na Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil.

2006 – 2006 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 4, total: 48h semestrais). Aulas de Dança de Salão na Academia Núcleo Serraria, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

2006 – 2006 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: prática de ensino, (carga horária semanal: 2, total: 45h semestrais). Prática de ensino na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Disciplina de Dança para Portadores de Necessidades Especiais. Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

2006 – 2006 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: prática de ensino Fundamental(5ª a 8ª série), (carga horária semanal: 2, total: 45h semestrais). Prática em escolas do município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Disciplina Prática Pedagógica no Segmento do Ensino Fundamental II

2006 – 2006 Vínculo: Voluntária, enquadramento funcional: prática com a Terceira Idade, (carga horária semanal: 2, total: 60h semestrais). Prática em Instituições da Terceira Idade da cidade de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Disciplina Dança e Longevidade.

2006 – 2006 Vínculo: Docente enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 4). Aulas de Expressão corporal, criação de coreografias para datas comemorativas, festival da formatura do ensino infantil no Centro Educacional Mundo do Saber, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

2006 – 2006 Vínculo: organizadora, enquadramento funcional: monitora, (carga horária total: 20h). Olhares – 1º Festival de Cinema e Vídeo da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil.

2006 – 2006 Vínculo: organizadora, enquadramento funcional: monitora, (carga horária total: 18h). 1ª Prova de Habilidades Específicas do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil.

2005 – 2006 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 6, total: 96h semestrais). Aulas de Balé Clássico Iniciante em Projeto Social desenvolvido pela Academia Núcleo de Arte e Dança de Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

2005 – 2006 Vínculo: intérprete fundadora, enquadramento funcional: Bailarina e coreógrafa, (carga horária semanal: 10). Grupo Quadros, alunas do curso de graduação em Dança formaram um grupo para criar, pesquisar e se apresentar pela cidade de Viçosa, participação em vários eventos da cidade, Minas Gerais, Brasil.

2005 – 2005 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: prática de ensino Médio, (carga horária semanal: 2, total: 45h semestrais). Prática em escolas do município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Disciplina da Prática Pedagógica no Segmento do Ensino Médio.

2005 – 2005 Vínculo: docente, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 11). Aulas de Balé Clássico, Jazz, Dança de Salão, Expressão Corporal, Criações coreográficas, ensaios e apresentações. Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade, FUNCEC, João Monlevade, Minas Gerais, Brasil.

2004 – 2004 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: prática de ensino Fundamental(1ª a 4ªsérie), (carga horária semanal: 2, total: 45h semestrais). Prática em escolas do município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Disciplina da Prática Pedagógica no Segmento do Ensino Fundamental I.

2004– 2004 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: prática de ensino Infantil, (carga horária semanal: 2, total: 45h semestrais). Prática em escolas do município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Disciplina da Prática Pedagógica no Segmento do Ensino Infantil.

2004 – 2004 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 3, total: 42h semestrais). Aulas de Dança de Salão no Curso de Extensão na Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil.

2003 – 2003 Vínculo: docente, enquadramento funcional: ensaiadora, (carga horária semanal: 7, total: 49h semestrais). Ensaios do projeto e espetáculo “Canta e Dança, Vinícius de Moraes”, Colégio Ágora/Rede Pitágoras, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

2003 – 2003 Vínculo: estagiária, enquadramento funcional: professora, (carga horária semanal: 3, total: 42h semestrais). Aulas de Dança de Salão no Curso de Extensão na Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil.


Talitha Mesquita




Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de Dança. Iniciou seus estudos no ano de 1991 na cidade de Três Pontas – MG , sendo aluna de Jazz e Balé Clássico (Royal) da Academia Espaço Vital por mais de dez anos.
Do ano de 1995 a 2002 estudou Sapateado Americano na mesma academia; em 1996 inicia seus estudos em Dança do Ventre, tendo como professora Ana Luiza Matuck (graduada em Dança pela Unicamp). No mesmo ano, começa a estudar Dança Contemporânea. Em 2002 entra o curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa – MG (UFV), sendo aluna de Solange Caldeira - ex-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Balé da Cidade de São Paulo - , de Maristela Moura Silva Lima – PhD em Labanotation - , o ícone da Dança-Educação Dionísia Nanni, o bailarino e coreógrafo contemporâneo Sylvio Dufrayer, dentre outros profissionais com reconhecida formação voltada para diversas áreas do estudo da Dança. Graduou-se no ano de 2007 como Bacharel e Licenciada em Dança. Durante a graduação especializou-se em Dança Contemporânea e fez suas pesquisas sobre as relações entre os elementos do espetáculo e a coreografia, estagiando em projetos sociais e escolas no município de Viçosa e no Projeto “Tim Arte-Educação” – este último vinculado à Prefeitura Municipal e Núcleo Academia. Paralelamente à graduação, dançou no Núcleo de Arte e Dança e Grupo Êxtase de Dança, sob direção de Patrícia Lima, nos anos de 2002 e 2003, além de coreografar e atuar em espetáculos idealizados e produzidos pelos alunos do curso de Dança da UFV. Participou de oficinas com grandes nomes da Dança, como Roseli Rodrigues (Jazz), Érika Novachi (Jazz), Maíra Fontes (Ballet de Munich, balé clássico), Evandro Passos (Dança Afro), Gustavo Côrtes (Sarandeiros, Danças Brasileiras), Valéria Pinheiro (Vatá Cia. de Dança); Em Dança Contemporânea: Mário Nascimento, Maurício de Oliveira, Isabel Marques, Júlia Ziviani, Simone Dias (Only Broadway), Marjorie Quast e integrantes do Grupo Camaleão, Grupo de Dança Primeiro Ato, os bailarinos do Grupo Corpo Peter Lavratti, Edson Beserra e Ana Paula Cançado, Ricardo de Paula (ex - Grupo Corpo), Vanilton Lakka, Clara Trigo, Holly Cavrel, Daniela Gatti, Luis Arrieta, Sandro Borelli, João Andreazzi; ainda, Adriana Salomão (Sapateado Americano), Fadua Chuffi (Dança do Ventre, Casa de Chá Khanel Khalili, SP), dentre outros. Dançou coreografias de Tíndaro Silvano, Washington Cardoso, Mario Nascimento. Esteve presente nas palestras e oficinas do XII Seminário de Dança Contemporânea da UFMG, Belo Horizonte – MG, 2002 e II Seminário de Dança do Festival de Joinville, ano de 2008, onde apresentou o artigo “A Técnica em Dança Contemporânea: um olhar sobre os processos de composição coreográfica que se utilizam de objetos cênicos funcionalmente”, publicado no livro Seminários de Dança 2, a ser lançado em julho de 2009. Trabalha com o ensino de Dança desde o ano de 1997 em academias, escolas da rede pública e particular de ensino, ONGs e projetos sociais. Atualmente é aluna especial do mestrado em Artes da Unicamp, intérprete-criadora do coletivo Quadros – no qual, juntamente com Gabriela Santana e Bruno Oliveira, pesquisa a relação e busca a aproximação de manifestações populares brasileiras com a live art européia – , professora de Dança, trabalha também na direção e coordenação de eventos culturais e artísticos da cidade de Campinas - SP.

Gabi Cavalcante


Dançarina e criadora, iniciou seus estudos em dança aos sete anos de idade, tem formação eclética na área da dança. Formada em Ballet Clássico pelo método francês, acumula também (in)formações corporais do Jazz, da Dança Flamenca e da Capoeira Angola. Formada ainda, como Bacharel e licenciada em Dança atualmente finaliza o Mestrado em Dança pela Universidade Federal da Bahia.


27/06/2008


Comunicação oral sobre trabalho teórico “ Reflexões sobre o uso da capoeira na dança atual” no VI Congresso Português de Sociologia: Mundos e saberes.

28/05/2008


Comunicação oral sobre o trabalho teórico “ Um estudo sobre conexões entre Capoeira e Dança: Pesquisas de Linguagens Híbridas” no IV Encontro Multidisciplinar de Cultura - ENECULT.

2006


Apresentação da Obra artística: O Circo Chegou (espetáculo lúdico Itinerante).

2005-2006


Grupo Quadros (apresentações itinerantes de danças populares e obras coreográficas de dança contemporânea).

2006/dez


Apresentação da obra coreográfica Alôs (composição solística)

2005/dez


Espetáculo chiado ( concepção e criação colaborativa).

2004/dez


Espetáculo Baseado em Quês (concepção e criação colaborativa).

2002/dez


Espetáculo Amélias, Camélias e Joanas (concepção e criação colaborativa).

2004 à 2006


Projeto Social: Dança em Silvestre (Gabriela Santana e Talitha Mesquita)

2005


Facilitadora do curso de curta duração: A poética através da dança

(lançamento confirmado previsto para Dez/2009)


Samba no Jogo e Ginga na Roda ( Anais do Congresso Brasileiro de de Artes Cênicas – ABRACE; Belo Horizonte, BR).

Dezembro/2008


Reflexões sobre o uso da capoeira na dança ( Anais do VI Congresso Português de sociologia; Lisboa – PT).

Maio/2008


Um estudo sobre conexões entre capoeira e dança (Anais do IV Encontro Multidisciplinar de Cultura – ENECULT ; Salvador – BR)


Integrantes

A partir de agora farmos 4 postagens apresentando os atuais integrantes do Coletivo Quadros e um pouco do trabalho deles: Gabi Cavalcante, Talitha Mesquita, Carina Pereira, Bruno Oliveira.
As três "moças" são intérpretes-criadoras em Dança e Bruno é o músico do grupo.
Vejam mais nas próximas publicações!
Namastê

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

SAMBA NO JOGO E GINGA NA RODA

Cíntia Paula Lopez e Gabi Cavalcante

UFBA





Palavras-chave: Capoeira; samba de roda; semiótica da cultura.






Disponível em:
http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/dancacorpo/Cintia%20Paula%20Lopez%20e%20Gabriela%20Cavalcante%20-%20Samba%20no%20Jogo%20e%20Ginga%20na%20Roda.pdf

Nossas criações

Ao longo do processo criativo, os laboratórios cênicos servem para experimentar os materiais e possibilidades de criação e reforçar o caráter aberto da criação no rito contemporâneo.
Muitas vezes, os laboratórios são intercalados às apresentações como um modo de redimensionar a forma da obra, adaptando-a às novas condições exigidas no momento. O processo criativo é instaurado enquanto agenciamento destas experimentações que utilizam corpo, plasticidade e sonoridade sem que haja uma hierarquia entre estes componentes. O que importa aqui, não é a pobreza ou a exacerbação dos recursos cênicos, mas a busca por novas conotações possíveis, pela não repetição dos registros antecedentes. É a descontinuidade do agir sobre o mundo e suas formas que faz da liminaridade um espaço de criatividade e re-elaboração dos significados.

Coletivo Quadros: "retratos" de Cultura e Memória


"La memória cultural como mecanismo creador no sólo es pancrónica, sino que se opone al tiempo. Conserva lo retérito como algo que está. Desde el punto de vista de la memória como mecanismo que trabaja com tudo su grueso, el pretério no ha passado." (LOTMAN)